segunda-feira, 8 de junho de 2009

Paradigmas e modelos mentais

Todos nós temos paradigmas consolidados em nossas mentes, quer seja por questões culturais, familiares ou pessoais.


Ou seja, nosso cérebro funciona com um modelo mental que associa um julgamento automático sempre que estimulado por uma visão, um comentário, uma conversa com determinada pessoa em que já haja um padrão anterior "catalogado".


Estive refletindo sobre isso essa semana por dois motivos.


Primeiro (e mais famoso): Susan Boyle (inglesa que virou sensação da versão britânica do American Idol). Por que tanta fama ? Por que tanta surpresa ? Simplesmente porque ao invés de uma loira esguia como a Britney Spears (apesar de não andar muito esguia ultimamente) ou uma mulata opulenta como a Beyoncé, apresentou-se ao palco uma senhora idosa, feia, mal ajambrada mas que tinha uma voz sensacional.


E aí o modelo mental entra em ação: IDOSA FEIA e DESAJEITADA não é igual a CANTORA FAMOSA. BINGO!


Segundo: comecei um MBA essa semana junto com outros profissionais de grandes empresas de mercado e no segundo dia teríamos aula de Teoria das Organizações. Nossa surpresa foi que ao invés de um executivo de terno ao melhor estilo consultoria de grande gabarito surgiu na porta uma senhora com seus 75/80 anos que mais me lembrava minha avó do que qualquer outra coisa.


E aí o modelo mental entrou em ação de novo: MULHER BEM IDOSA não é compatível com professora atualizada de MBA de alto nível.


E mais uma vez o paradigma nos traiu pois não somente a professora era excelente, atualizadíssima, com um conteúdo fantástico mas também demonstrou saúde perfeita por ter aguentado 8 horas (!!!) de pé dando aula (coisa que eu sentado já não estava aguentando).


Fiquei pensando quantas oportunidades perdemos por conta dos nossos paradigmas e do modelo mental que funciona automaticamente. São oportunidades de negócio, profissionais, culturais, possíveis novas amizades que nunca se concretizam pelo bloqueio da mente.


Lembro-me que inclusive uns 2 anos atrás recebi um executivo que trabalhava em um fornecedor da empresa em que trabalho juntamente com outro gerente amigo meu (ambos com 28 anos na época). Ao entrar na sala a pessoa nos cumprimentou e ficou esperando a chegada dos dois gerentes na sala. Passados alguns segundos ele percebeu a gafe e soltou o seguinte comentário: "nossa, vocês são todos novos aqui, né ?".


Creio que são bons exemplos de que a melhor coisa a fazer é limpar seu histórico de julgamentos e zerar seu modelo mental. Nem toda pessoa nova é interessante, nem todo idoso é entrevado, nem todo carioca é marrento, nem todo baiano é folgado, nem todo paulistano é workaholic, nem todo político é ladrão e por aí vai.


A melhor fórmula é: esteja aberto e lembre-se que a vida é a difícil arte de se conviver com os diferentes. Vale a pena !

6 comentários:

  1. Prezado Blogueiro:
    Por mais que eu esteja longe de ser um simpatizante do nosso atual presidente, considerando o raciocínio exposto, não podemos desconsiderar então o seguinte Modelo Mental: SINDICALISTA, ANALFABETO, não combina com PRESIDENTE DA REPÚBLICA, CHEFE DE ESTADO. Puro preconceito.
    Mas o seu texto me fez relembrar um fato que ocorreu em meados de 2002 (época de Copa), na qual, inclusive, o blogueiro em questão estava presente.
    Estávamos reunidos comemorando uma vitória da seleção em algum bar da região do Itaim, quando juntou-se a mesa um colega /conhecido , se não me engano, da sua época de faculdade.
    Papo vai, papo vem, até que a conversa migra para estudos, carreiras, etc..
    Até que num determinado momento da conversa, o nobre rapaz me solta a seguinte frase: “...Então, recebi uma proposta da empresa “tal” para trabalhar em vendas, mas eu vou mesmo tentar algo na área de marketing, pq se fosse para vendas, eu não teria estudado tanto...”
    Absolutamente nada contra as preferências profissionais dele, mas certamente seu Modelo Mental era: EXECUTIVO, BEM SUCEDIDO, não combina com VENDEDOR.
    Considerando sua sugestão de que a melhor coisa a se fazer é limpar seu histórico de julgamentos e zerar seu modelo mental, poderíamos então complementar que nem todo vendedor é preguiçoso, trabalha pouco, ganha dinheiro fácil, etc, etc...
    IMPORTANTE: Considerando que meu falecido pai trabalhou durante 40 anos como vendedor numa mesma empresa, e eu estou há quase 12 nesta profissão, Modelos Mentais a parte, estou tendo a oportunidade agora de LIMPAR / ZERAR meus históricos, julgamentos, etc.
    Portanto:
    “ Seja lá vc quem for, esteja onde estiver: Vai pra PQP seu FDP !!!!!!!!!! ”
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Rô,

    rssssss.......

    já não é a primeira vez que você se lembra desse caso, realmente o nego te irritou.

    Por sinal o nome dele é Luis, mas tenho pouco contato.

    O melhor é zerar o histórico e realmente acredito que com o final do seu comentário você tenha colocado TUDO pra fora.

    Abraço.

    Neco

    ResponderExcluir
  3. Já conversamos várias vezes sobre essa questão dos diferentes... até na nossa história isso aconteceu né?

    Infelizmente nós precisamos das prateleiras com modelos para sobreviver... senão td fica mto dificil nas nossas cabecinhas...

    Com o tempo e lições de vida, vamos aprendendo q estes julgamentos nos impedem de conhecer muita coisa boa, de ter uma visão mais ampla e até de sermos mais felizes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. P.S: deixei um link em resposta ao seu comentário no meu blog..
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ahh, Luis né ??
    Convida ele pra bater uma bolinha qualquer sábado...

    ResponderExcluir
  6. Fala Leo!
    Gostei do seu blog e este eh o primeiro post que leio! Vou te acompanhar aqui daqui por diante!!!
    Grande abraco
    Gui

    ResponderExcluir